NOTA SOBRE OS VALORES DAS INSCRIÇÕES XIX SEMANA DA BIOLOGIA UFSC

23/08/2018 19:05

Nós da Comissão Organizadora (CO) da XIX Semana da Biologia UFSC viemos por meio desta nota tornar evidente algumas questões que estão gerando dúvidas a respeito dos valores de inscrições do evento. Apenas para contextualizar, até o momento nós estamos com mais de 500 inscrições no sistema de inscrições e um evento com um público desse porte requer alguns gastos indispensáveis.

Durante a organização da Semana, nós nos deparamos com atividades que requerem gastos, alguns mais do que outros, mas que de qualquer forma necessitamos de recursos financeiros para a realização dos mesmos.

O coffee break foi planejado para incluir todas as restrições alimentares que foram votadas na enquete previamente feita pela CO. Com base nessa enquete foram feitas proporções de quantas pessoas seriam veganas, vegetarianas, intolerantes a lactose e/ou glúten, além das pessoas que não tem restrições. Nos preocupamos em preparar um coffee de qualidade para todas e todos, e isso exige pesquisa de preços e locais, os quais cobram pelo serviço diferenciado. Com muito carinho a equipe pesquisou orçamentos que se encaixem da melhor forma dentro do orçamento, englobando todas essas restrições, visando proporcionar a todas as pessoas a mesma experiência.

Gastos com divulgação também se tornaram evidentes, visto a necessidade de gastos com banners para divulgação externa (como é o caso da divulgação do Bio na Rua) e banners para a identificação interna dos locais onde estarão acontecendo atividades da Semana. Outros gastos com impressão de placas de identificação e crachás também serão necessários para um bom andamento do evento.

Alguns materiais vão precisar ser alugados (como mesas e cadeiras para o Bio na Rua, assim como materiais de suporte para apresentação de trabalhos) e outros comprados/adquiridos.

Gastos com a programação científica do evento também precisam ser custeados. Alguns convidados são de outras cidades ou de outros estados e a Semana está cobrindo alguns custos desses convidados, tais como passagens áreas.

Sobre os valores de inscrições nas atividades:

PREÇO INSCRIÇÃO GERAL

O valor de R$8,00 foi estipulado em uma das primeiras reuniões do ano, pois acordamos que não seria possível fazer um evento com a qualidade que queríamos sem cobrar nada dos inscritos. Essa decisão se tornou ainda mais importante com o passar do tempo, quando percebemos que um evento dessa magnitude envolve muitos gastos e que não estávamos conseguindo muito patrocínio. Na mesma reunião decidimos isentar esse valor para as pessoas que tenham cadastro socioeconômico na PRAE, para que ninguém ficasse de fora do evento por questões financeiras.

PREÇOS MINICURSOS

Os minicursos estão custando R$10,00 cada. Escolhemos esse valor em reunião pensando em:

(1) Pessoas valorizam mais as coisas pelas quais precisam pagar. Recebemos de dica do ano passado fazer os minicursos pagos, pois o que aconteceu em 2017 foi que várias pessoas se inscreveram em um monte de minicursos e não compareceram, tirando a vaga de outros. Para solucionar isso pensamos no esquema de inscrição por etapas e em colocar um preço justo.

(2) Alguns minicursos precisam de materiais para serem realizados e o dinheiro das inscrições também serve para isso.

(3) O dinheiro que não for gasto com a compra de materiais, entra no caixa da Semana. Como já comentamos, precisamos juntar dinheiro para a realização da Semana com a qualidade que queremos.

PREÇOS VIVÊNCIAS

O valor das vivências foi calculado pensando principalmente no transporte até o local, gastos intrínsecos das vivências (como preço de passeio de barco, por exemplo) e na compra de alguns materiais necessários.

PREÇOS OFICINAS

As oficinas são atividades gratuitas – o valor da inscrição geral já cobre todos os possíveis gastos. Vamos cobrar apenas um valor caução de R$10,00 (que será devolvido integralmente no dia das oficinas) para evitar que as pessoas desvalorizem as atividades em função da sua gratuidade e não se façam presentes no dia, tirando a vaga de outras pessoas ou mesmo deixando os ministrantes convidados com poucas pessoas presentes para suas oficinas.

Vale salientar que todo dinheiro arrecadado que não for utilizado ficará de caixa para a realização de semanas acadêmicas seguintes. Nenhum membro da Comissão Organizadora está se beneficiando e nem vai se beneficiar financeiramente com a realização deste evento. Gostaríamos de lembrar também (e avisar aos mais novos no curso) que a gratuidade da Semana da Biologia UFSC do ano passado foi atípica e que as Semanas costumam ter preços de inscrição e de minicursos, vivências e etc. Outro ponto importante a ser ressaltado é que as Semanas da Biologia são eventos sem fins lucrativos e que os/as estudantes que as organizam fazem isso de maneira voluntária, não ganhando nada além de experiência e de um certificado com horas de extensão.

Caso ainda restem dúvidas, não hesitem em nos escrever através do e-mail semabioufsc@gmail.com

Comissão Organizadora da XIX Semana da Biologia UFSC

23 de agosto de 2018