PRORROGADO o prazo para Submissão de Resumo!

29/06/2019 12:55

Envie seu Resumo até dia 17 de julho!

Caso essa seja a primeira vez que você escutou falar do tal resumo científico, já fique ciente que esse tipo de produção pode ser simples mas possui um grande valor no meio acadêmico

O Resumo é um texto bastante curto que apresenta os pontos relevantes da pesquisa científica que você desenvolveu ou está desenvolvendo. Ele é enviado previamente para a organização do evento aprovar ou não o mérito desse trabalho. Se aprovado, você então elabora um banner/pôster ou uma apresentação oral para divulgá-lo presencialmente no evento. Dois jeitos mais coloridos e simpáticos de mostrar sua pesquisa do que só palavras no papel.

Infelizmente durante a XX SABio só teremos a modalidade banner.

O Resumo ficará registrado nos Anais do Evento, o que significa que mesmo quem não esteve presente poderá conhecer a sua pesquisa, apesar de perder a troca de informações e dúvidas pontuais que o encontro presencial proporciona.

A importância dos resumos e banners residem nessa apresentação e troca de informações científicas que estão sendo desenvolvidas. Dentre os principais motivos de participar de Congressos, Simpósios, Seminários, Encontros, Semanas Acadêmicas e etc. estão justamente pré-divulgar o seu trabalho através dos resumos/banners e conhecer o dos outros. Afinal, um resumo/banner é como um trailer de filme; serve para fazer propaganda do seu artigo, livro, palestra. Logo, um resumo deve ser curto, direto e atraente.

São nesses momentos de interação que você pode ter aquela sacada que faltava sobre determinada metodologia que gostaria de aplicar ou então conhecer uma área de pesquisa nova que o inspire. Receber a avaliação também pode ser muito útil para reconhecer possíveis erros em sua pesquisa e melhorar sua maneira de fazer ciência.

Além de vantajoso para a ciência em geral, esse processo também contribui para sua carreira acadêmica pois o torna visível para os pesquisadores da área que estejam frequentando o evento (o famoso Networking) e contribui imensamente para o seu currículo Lattes. Se você decidir continuar para um mestrado e doutorado, muitas seleções contam pontos a mais para cada resumo que você apresentou.

Portanto, se você tem algum evento em vista, mas ainda não escreveu o resumo, ou não sabe se irá participar, tem um pensamento do Goethe que talvez vai fazer você mudar de opinião:

Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação, existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras ideias e planos esplêndidos: a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente, a providência move-se também. Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes e encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. O que quer que você possa fazer ou sonhe que possa, faça. Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece agora.” Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832 dC)

Aqui tem algumas dicas de como elaborar e estruturar bem o seu resumo ou banner:

Como elaborar e submeter resumos de trabalhos científicos para congressos

Como fazer um pôster científico

Pacotão de dicas sobre congressos científicos

Informações disponíveis neste link!

ESCLARECENDO DÚVIDA FREQUENTES:

× Pós-graduandos podem submeter resumos?
Sim, desde que o apresentador esteja inscrito na semana acadêmica.

× O banner precisa seguir algum padrão específico?
Não, apenas o tamanho precisa ser padronizado nas medidas 90cm x 120cm.
Em breve divulgaremos uma sugestão de modelo.

× Os resultados da pesquisa podem ser parciais, ou seja, não estarem finalizados ainda?
Sim, além disso podem ser submetidos revisões bibliográficas e relatos de experiência.

× Estudo em outra Universidade. Posso participar?
Sim, desde que quem irá apresentar o banner esteja inscrito na Semana Acadêmica

Outras dúvidas, entre em contato através do e-mail semabioufsc@gmail.com

Tags: ApresentaçãoBannerResumoSemaBioUFSCTrabalhosUFSCXXSemaBio