Organização de bancos de dados para análises ecológicas

 

Ministrante: Thiago Cesar Lima Silveira

Data: 21 de Setembro das 8h às 12h

Local: Sala de informática EAD

Resumo: O tópico que pretendo abordar com o minicurso “Organização de bancos de dados para análises ecológicas” visa o desenvolvimento da habilidade de criação e manipulação de bancos de dados, sendo esta uma importante ferramenta para o futuro profissional de ciências biológicas que vai analisar, explorar e tomar decisões quanto a conservação da biodiversidade.
A necessidade da organização de informações é uma premissa do método científico e é reconhecida como uma maneira de entender a diversidade desde a origem das ciências da vida. Em 1735, Carollus Linnaeus propôs o Systema Naturae, visando a organização hierárquica das espécies, consolidando os principais fundamentos para a compreensão da biodiversidade nos tempos de hoje. Em uma era de Big Data, os bancos de dados sobre a biodiversidade estão disponíveis em formato digital e em grande volume de informação, desta maneira o profissional das ciências biológicas necessita desenvolver habilidades para a compreensão da informação, alimentação desses bancos e análise dos dados já disponíveis.
Desta maneira, o minicurso proposto se articula com o tema da XVIII Semana da Biologia no sentido que para conservar a biodiversidade é preciso desenvolver a habilidade de organizar dados de uma maneira eficiente para posteriores análises e tomadas de decisão. O curso tem metodologia teórico-prática e os alunos que participarem da atividade desenvolveram habilidades básicas para criar e analisar bancos de dados biológicos.