Os Perigos do Consumo do Álcool Durante a Gravidez

 

Ministrantes: Patricia de Souza Brocardo, André Luiz, Claudia Daniele Bianco e Fabiani Fernanda Triches

Data: 18 e 19 de Setembro das 19h30 às 22h

Local: SIPG 08

Resumo: A proposta de minicurso se refere ao consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação e os efeitos prejudiciais, tanto ao indivíduo quanto à sociedade, decorrentes deste comportamento.
A produção e ingestão de bebidas alcoólicas acompanha a história da humanidade há milênios e os prejuízos decorrentes do seu uso em excesso se refletem de inúmeras maneiras na sociedade. O consumo de álcool por mulheres vem aumentando de forma constante e paralela ao desenvolvimento econômico e as mudanças de papel de gênero na sociedade.
Durante o período gestacional, muitas mulheres acabam consumindo bebidas alcoólicas por desconhecerem a própria gravidez ou mesmo por desconhecerem os riscos ocasionados ao bebê em desenvolvimento. Levando a diferentes anomalias estruturais e/ou comportamentais no feto, podendo ocasionar prejuízos ao indivíduo afetando toda a sua vida. Estes efeitos deletérios independem de classe social e podem afetar tanto homens quanto mulheres, sendo considerados um problema de saúde pública e acarretando em sérias consequências sociais.
Neste sentido, nosso objetivo é apresentar os possíveis efeitos do consumo do álcool ao longo da gestação e incentivar a total abstinência de bebidas alcoólicas neste período, informando que nenhuma dose pode ser considerada segura, bem como, de que não existe um período gestacional seguro para o consumo de álcool.