Sobre a Face das Águas: propostas pedagógicas sobre o tema água

 

O minicurso objetiva estimular a reflexão sobre as diferentes relações do ser humano com a água a partir de expressões artísticas e culturais por meio de propostas pedagógicas.

Ministrante:  Carolina Cavalcanti do Nascimento

Data: 18 e 21 de Setembro

Local:

  • Sala de informática do EAD  no turno da manhã (9h às 11h30) – 18/09
  • Sala SIPG 15 no turno da noite* (19h30 às 22h) – 18/09
  • Sala a confirmar também no turno da noite* (19h30 às 22h) – 21/09

*Obs: no período da noite os alunos precisarão levar computadores (pelo menos 1 a cada 2 participantes).

 

Resumo:

Sobre a Face das Águas: uma fonte de inspiração pedagógica sobre o tema água é um livro destinado a motivar e auxiliar professores da educação básica a prepararem, com lucidez e sensibilidade, aulas, reflexões e discussões sobre um tema importante e abrangente: a água.  No sentido de estimular a relação sustentável com os recursos de bem comum como, por exemplo, a água, a Educação Ambiental e a Educação Científica e Tecnológica têm o compromisso de contribuir com a formação do sujeito, tanto no âmbito racional, pragmático – incentivando ações sustentáveis, pois a água potável está escassa e, portanto, a nossa qualidade de vida está comprometida – quanto no âmbito ético e moral – estimulando a superação da relação utilitarista que temos com os elementos da natureza. O livro associa a água com diferentes manifestações artísticas e culturais, visando sensibilizar professores e estudantes sobre as relações do ser humano com a água através de atividades pedagógicas problematizadoras voltadas, tanto para a aprendizagem sobre a importância da água e do seu uso sustentável, quanto para a abordagem interdisciplinar em torno do tema. Portanto, os objetivos da oficina é apresentar as atividades pedagógicas do livro; possibilitar a discussão sobre a importância e o uso sustentável da água aos conteúdos curriculares; problematizar as relações do ser humano com a água, considerando o contexto temporal e territorial de diferentes grupos étnico-culturais; e reconhecer a importância de diferentes manifestações artísticas e culturais envolvendo o tema Água para a elaboração de atividades pedagógicas.