Vivências

Vivências confirmadas na XV Semana da Biologia!

01) Mutirão na Comuna Amarildo

Ministrantes: GEABio e Brigadas da Comuna.

Duração: 06 de setembro.

Objetivos: Vivenciar um mutirão da ocupação recente assentada, que luta pela reforma agrária popular e esta no começo da construção da agroecologia. O objetivo é além do despertar da consciência da necessidade de reforma agrária popular ajudar a ocupação com um mutirão agroecologico com doação de sementes e mudas e oficina de compostagem.

Conteúdos da Vivência: questão agrária, época e técnicas de plantio e compostagem.

 

02) Agrobiodiversidade na Mesa – Oficina de Nutrição e Culinária

Ministrante: Ana Paula Tridapalli de Almeida.

Duração: 06 de setembro.

Objetivos da Vivência: Proporcionar aos participantes um momento de troca de ideias sobre questões nutricionais e alimentares, a partir da preparação de receitas veganas, crudívoras e com PANCs.

Conteúdos da Vivência: Biodisponibilidade de nutrientes em dietas vegetarianas (ferro, cálcio, vitaminas, complementariedade de aminoácidos, fatores antinutricionais); Receitas crudívoras, veganas, com PANCs (plantas alimentícias não convencionais) e aproveitamento integral dos alimentos (orgânicos, na medida do possível); Algumas receitas que vamos preparar: quiche sem farinhas e com casca de banana verde, risoto funcional, pão sem queijo, torta de sementes e frutas, leite de coco, cheesecake, beijinho e cajuzinho veganos, biomassa de banana verde.

 

03) Horta Escolar Agroecológica 

Ministrante: André Ganzarolli Martins

Duração: 06 de setembro.

Local: Camping “Agroecológico” do Parque Estadual do Rio Vermelho (*CASO HAJA TRANSPORTE)

Objetivos da Vivência: Inspirar e capacitar @ participante a desenvolver atividades lúdicas relacionadas à agroecologia no ambiente escolar, envolvendo o trabalho coletivo, construção e utilização de hortas biodiversas, composteiras e alimentação saudável.

Conteúdos da Vivência: Conhecimentos, práticas e valores envolvidos numa horta escolar agroecológica, incluindo o lúdico, as relações interpessoais, agrobiodiversidade, agroecossistema, compostagem, canteiros, plantio e brincadeiras relacionadas.

Outras informações relevantes: Trazer roupa que possa sujar e alimentação para passar o dia. Quem quiser compartilhar sementes e mudas de casa também pode trazer.

 

04) Plantas Medicinais no Horto

Ministrante: César Paulo Simionato
 
Duração:  01 de setembro, às 8h30.
 
Local: Horto de Plantas Medicinais do H.U. (UFSC)
 
Objetivos: Aprender a reconhecer as principais espécies de plantas medicinais que podem ser cultivadas na nossa região, suas propriedades medicinais e formas de uso.
 
Conteúdos: Espécies de plantas medicinais, nomes científicos e populares, seu uso através das gerações, como preparar as receitas.

 

05) Oficinas Para Uma Vida Melhor: Origami Sustentável
Oficina oferecida pelo projeto da Sala Verde.

Ministrantes: Rinaldo Oriano Junior.

Duração: 01 de setembro às 8h. 

Local: Campus universitário, em frente a concha acústica.

Objetivo: Proporcionar momentos de interação e integração da comunidade universitária e público em geral com práticas sustentáveis.

Conteúdo: Atividades com dobraduras de papel.

 

 

 

06) Por dentro do Parque do Rio Vermelho- NUTRAS

Ministrantes: Larissa Daminelli e Sofhia Perello.

Duração: 01 de setembro, das 8h às 12h.

Local: Parque do Rio Vermelho.

Objetivo: Para o aluno conhecer o local e as atividades realizadas no NUTRA, ter uma educação ambiental, e a quem despertar o interesse, poder auxiliar no trabalho da ong R3 animal como voluntário.

Conteúdo: Saída de Campo no Parque do Rio Vermelho.

* Dependendo da demanda pode ser oferecida também no dia 02 de setembro, das 8h às 12h.

 

07) Oficina de reciclagem e reutilização de materiais

Ministrantes: Maria Flavia Barbosa Xavier, Gabriel Machado Matos, Tomás Bohn Pessatti e Leonardo Fischer.

Duração: 02 de setembro, das 9h às 12h.

Local: Laboratório LDZV 002B.

Objetivo: Aprender técnicas de reutilização e reciclagem de materiais que seriam descartados, para a confecção de diferentes produtos que podem ser úteis no dia a dia.

Conteúdo: Oficinas de reciclagem e reutilização de material. Com a confecção de: papel reciclado, cesto de jornal, puff de garrafa pet, carteira de caixa de leite.

Importante: Cada participante deverá trazer 2 garrafas pet, 1 caixa de leite.