A zoologia e a escola: construindo uma análise crítica

Ministrante: André Luís Franco da Rocha (PPGECT/ UFSC)

Data: 02 e 03/09/2015

Horário: 8h30 às 11h30

Local: CCB513

Pré-requisitos: não há pré-requisitos

Ementa:

A partir das influências históricas, políticas e econômicas sobre o desenvolvimento da docência no ensino de Ciências e Biologia, este minicurso visa identificar de forma dialogada por intermédio do ensino de zoologia e de suas expressões no cotidiano da sala de aula, as condicionantes e as possibilidades para um ensino crítico de animais. Para tanto, serão realizadas análises coletivas junto ao atual ensino de zoologia escolar e sua materialização no currículo e nos materiais didáticos presentes na realidade escolar de Florianópolis.

Objetivos do minicurso:

O objetivo dessa oficina é caracterizar e problematizar o atual Ensino de Zoologia na escola pública, suas bases e as contribuições da formação inicial para um refletir e agir crítrico frente a escola seus métodos e conteúdos.  Desta forma. Nos propomos a, coletivamente, construir critérios de análise de livros didáticos relacionados ao conteúdo de zoologia de forma a refletir criticamente sobre a coerência do que se objetiva nas práticas de ensino e o que se tem materializado nos livros e documentos curriculares impostos, possibilitando uma seleção de livros mais coerente a uma proposta de ensino crítico. O objetivo dessa oficina é caracterizar e problematizar o atual Ensino de Zoologia na escola pública, suas bases e as contribuições da formação inicial para um refletir e agir crítrico frente a escola seus métodos e conteúdos.  Desta forma. Nos propomos a, coletivamente, construir critérios de análise de livros didáticos relacionados ao conteúdo de zoologia de forma a refletir criticamente sobre a coerência do que se objetiva nas práticas de ensino e o que se tem materializado nos livros e documentos curriculares impostos, possibilitando uma seleção de livros mais coerente a uma proposta de ensino crítico.