Da história à prática: fazendo ciência através do mergulho

Mergulho

 

Da história à prática: fazendo ciências através do mergulho

Ministrantes: Edson Faria Júnior; Alexandre Correa; Renato Araújo (ECZ/ CCB/ UFSC)

Data: 01 a 03/09/2015 (teóricas) e 05/09/2015 (saída de campo)

Horário: 8h30 às 11h30

Local: CCB509

Pré-requisitos: preferencialmente dispor de máscara, snorkel e nadadeira (não obrigatório, mas altamente recomendável)

Ementa:

Como um primata africano (Homo sapiens) saiu da terra e passou a se interessar por um mundo novo? Inicialmente pretende-se apresentar o histórico da atividade de mergulho, desde as técnicas primitivas em apneia até as modernas técnicas de mergulho técnico. Serão apresentadas as características fisiológicas que fazem com que essa atividade exija um planejamento minucioso, e como conseguimos contorná-las através de equipamentos e misturas gasosas.
Além disso, falaremos sobre os ambientes aquáticos, tanto dulcícolas quanto marinhos, propícios à prática do mergulho. Que características fazem com que um ambiente seja adequado e outro não? Será exposto o contexto do vasto território brasileiro.
Como aplicar o mergulho na ciência? Áreas onde a atividade é praticada. Como o mergulho vem ajudando o progresso da ciência em oceanografia, biologia e ecologia. Apresentação de alguns métodos.

Objetivos do minicurso:

Ensinar noções gerais do histórico da atividade de mergulho bem como as diferentes técnicas existentes; características dos principais ambientes nos quais esta atividade é praticada; os principais usos e alguns métodos desta atividade para as pesquisas em Ecologia marinha. Ressaltando que não se trata de um curo de mergulho, mas sim, um curso sobre mergulho.