Princípio da precaução como elemento problematizador no ensino de ciências

principio da preucação

 

Princípio da precaução como elemento problematizador no ensino de ciências

Ministrantes: Leila Cristina Aoyama Barbosa e Leonardo Victor Marcelino (UFSC)

Data: 31/08 a 02/09

Horário: 20h às 22hs

Local: CCB513

Pré-requisitos: não há pré-requisitos

Ementa:

Estudo de caso sobre o uso de agrotóxicos em atividades agrícolas no Brasil sob a perspectiva da gestão de risco. Histórico e formulações do Princípio da Precaução. Elementos constituintes do Princípio da Precaução relacionados aos aspectos Ciência-Tecnologia-Sociedade e de questões sociocientíficas. Produção academica sobre a inserção do Princípio da Precaução no ensino de ciências.

Objetivos do minicurso:

O minicurso visa proporcionar um momento de diálogo entre educadores para discutir uma possibilidade de abordar questões sociocientíficas e socioambientais no ensino de ciências. Seus objetivos são: apresentar o Princípio da Precaução como um elemento contribuinte à problematização de questões sociocientíficas em conteúdos do ensino de ciências; discutir o tema “uso de agrotóxicos em atividades agrícolas brasileiras à luz do Princípio da Precaução”; apresentar pesquisas em ensino de ciências desenvolvidas sob esta perspectiva.