Minicursos Diurno

Minicurso: Bioacústica: Métodos e Aplicações

Data: 26, 27, 28 e 29/09                                                               Horário: 8h30 – 11h30

Sala: MIP 06 (CCB novo)

Ministrante: Daniel Barboza Capella, Gabriela Mafra e Tomás Rostirolla  Orientador: Alexandre Paulo Teixeira Moreira

Limite de participantes: 25

Descrição da atividade:

Minicurso de introdução ao uso da bioacústica, com foco em ornitologia. O curso tem a duração de quatro dias, juntando aulas práticas e teóricas, onde os alunos aprenderão e aplicarão métodos de coleta e análise de manifestações acústicas de aves, contando com uma discussão de como utilizar os dados obtidos ao final do curso.  O minicurso ocorrera em um período de quatro dias, sendo três aulas em sala e uma em campo. A primeira aula consiste em uma introdução a bioacústica, incluindo um breve histórico, ferramentas utilizadas em campo e no laboratório, métodos de coleta em campo, dificuldades e otimização de trabalhos em campo. A segunda aula acontecerá no parque do Córrego Grande, onde os alunos serão separados em grupos e, auxiliados pelos ministrantes do curso, coletarão amostras de vocalizações de aves no local. A terceira aula será teórico-prática de análise das amostras coletadas em campo, onde ensinaremos a usar diversos programas de montagem, edição e análise de sonogramas. Aconselha-se aos alunos levarem seus próprios laptops para esta aula. Na última aula será apresentado os resultados das análises de todos os grupos e, por fim, mostraremos diversas formas de como a bioacústica pode ser usada para auxiliar pesquisas em diferentes àreas da biologia, utilizando estudos de caso e exemplos de trabalhos feitos pelos ministrantes e pelo laboratório de bioacústica.

Minicurso: Introdução à bioinformática e suas ferramentas aplicadas à genômica e transcriptômica

Data: 26, 27 e 28/09                                                                      Horário: 8h30 – 11h30

Sala: Sala de informática (CCB antigo)

Ministrantes: Marcela Uliano da Silva

Limite de participantes: 20

Descrição da atividade:

Aprofundar os conceitos de bioinformática apresentados no minicurso sobre o mesmo tema, baseado em questão específicas dos alunos. Serão perguntas e respostas e a utilização de algoritmos no sistema operacional Linux.

Minicurso: Biologia de Formigas

Data: 26, 27 e 28/09                                                                      Horário: 8h30 – 11h30

Local: MIP 08 (26 e 27); MIP 02 e LDE/ECZ (28)

Ministrantes: Benedito Cortês Lopes, Cristian Luan Klunk

Limite de participantes: 20

Descrição da atividade:

Trazer aos participantes aspectos gerais da biologia de formigas (reprodução, alimentação, relações com plantas, inimigos naturais, filogenia e outros). Serão dois períodos com apresentações teóricas e um período prático com identificação de formigas.

Minicurso: Desenhando o que se vê, não o que se sabe: uma introdução ao desenho de observação

Data: 26, 27, 28 e 29/9                                                                  Horário: 8h30 – 11h30

Sala: Sala do Conselho (CCB antigo)

Ministrantes:  Philipi Schneider

Limite de participantes: 12

Descrição da atividade:

Minicurso destinado a dar noções de desenho de observação, representando corretamente no papel proporções, luz e sombra, usando técnicas para treinar a percepção e reproduzir o que se percebe. O principal problema com os desenhistas iniciantes é o fato de tentarem desenhar de acordo com modelos mentais e conhecimento prévio sobre os objetos em vez de atentar para as formas visualmente percebidas. O minicurso será feito basicamente com atividades práticas de desenho, trabalhando os seguintes itens: proporções, desenho de contornos e espaços vazios, representação de luz e sombra,  noções básicas de desenhos de folhas e figura humana.

Minicurso: Diagnóstico molecular de doenças infecciosas

Data: 26, 27 e 28/09                                                                      Horário: 8h30 – 11h30

Sala: MIP 03 (CCB novo)

Ministrantes: Patricia Hermes Stoco

Limite de participantes: 15

Descrição da atividade:

A atividade será baseada em um breve contexto teórico das diferentes metodologias moleculares aplicadas ao diagnóstico de doenças infeciosas e atividades práticas relacionadas aos principais métodos utilizados.

Minicurso: Educação Ambiental: Um olhar sobre os recursos hídricos.

Data: 26, 27 e 28/09                                                                      Horário: 8h30 – 11h30

Sala: CCB 517 (CCB antigo)

Ministrantes: Fernanda Jéssica Pfeifer e Emanuele Ariane Kreps

Limite de participantes: 30

Descrição da atividade:

O minicurso será dividido em três grande temas:

1.O que é Educação Ambiental?  Neste tópico serão apresentados os principais objetivos da educação ambiental.

2.Práticas pedagógicas para a economia da água. Neste tópico serão apresentadas algumas maneiras de se trabalhar a educação ambiental voltada para à economia da água. Neste tópico os cursistas desenvolverão práticas pedagógicas voltadas ao tema.

3.Práticas pedagógicas para conservação dos recursos hídricos  (poluição da água e a importância da vegetação ripária). Neste tópico serão apresentadas algumas maneiras de se trabalhar a educação ambiental voltada para à conservação dos recursos hídricos, cujo tema central é a poluição e a importância da vegetação ripária. Neste tópico os cursistas desenvolverão práticas pedagógicas voltadas ao tema.

Minicurso: Ferramentas e soluções para a preparação de manuscritos científicos

MINICURSO CANCELADO!

Por motivos de força maior, os ministrantes não mais poderão ofertar a atividade! Agradecemos a compreensão!

Minicurso: Introdução à Agroecologia

Data: 26 e 27/09                                                                                             Horário: 8h30 – 11h30

Sala: CCB 513 (CCB novo)

Ministrantes: Michael Luz Lopes, Raíza Padilha Scanavaca, Juana Moreira Maragno, Jessica Saldanha Mancio, Bruno Guimarães Queiroz de Castro

Limite de participantes: 20

Descrição da atividade:

A atividade terá a parte teórica e prática com as seguintes conteúdo: – POR QUE FAZER AGROECOLOGIA?O QUE É AGROECOLOGIA? PRINCÍPIOS. AGROBIODIVERSIDADE.  COMO PLANTAR?  – (ESCOLHA E CONSTRUÇÃO DO LOCAL, PLANTIO E MANUTENÇÃO) PRODUZINDO FERTILIDADE. COMPOSTAGEM. AGROECOLOGIA E SEU UNIVERSO.

Observações: Haverá atividade prática na terça-feira à tarde, extra-oficial (que sobrepõe  com palestras).

 

Minicurso: Introdução à Biologia de Aristóteles

Data: 28 e 29/09                                                                                             Horário: 8h30 – 11h30

Sala: CCB 513 ( CCB antigo)

Ministrantes: Jorge Ferigolo

Limite de participantes: 30

Descrição da atividade:

Dar a conhecer como Aristóteles criou o que hoje chamamos de biologia. Conceitos e métodos criados por Aristóteles para aplicação na biologia e demais áreas do conhecimento.

Minicurso: Macroalgas marinhas: visão macro e microscópica

Data: 26, 27, 28 e 29/9                                                                                 Horário: 8h30 – 11h30

Sala: SIPG 209 (26/09); LABCEV 105 C- BEG (27,28 e 29/09)

Ministrantes: Marianne Gabi Kreusch, Débora Tomazi Pereira, Carmen Simioni, Elisa Poltronieri

Limite de participantes: 10

Descrição da atividade:

Este minicurso tem como objetivos a compreensão das principais características celulares, ecológicas e fisiológicas das macroalgas marinhas, sua importância como produtoras de compostos de interesse econômico e sua utilização em pesquisas científicas. Além de constituírem a base da cadeia alimentar, as macroalgas marinhas possuem também grande importância econômica, produzindo compostos utilizados pelas indústrias alimentícia, farmacêutica e biotecnológica. Estes organismos são também utilizados como bioindicadores e em pesquisas toxicológicas. Sendo assim, este minicurso propõe discutir as principais características celulares, ecológicas e fisiológicas das macroalgas, com um enfoque especial em pesquisas e nas metodologias utilizadas pelo Laboratório de Biologia Celular Vegetal.

Minicurso: Patologia Ambiental: Evidências Baseadas em Casos Clínicos

Data: 27 e 28/09                                                                                             Horário: 8h30 – 11h30

Sala: Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Universitário (SAP-HU/UFSC)

Ministrantes: Rodrigo Otávio Alves de Lima, Rogério de Oliveira Gonda

Limite de participantes: 15

Descrição da atividade:

As aulas serão teórico-práticas, nas quais em um primeiro momento serão abordados tópicos teóricos sobre diferentes temas dentro da Patologia. Posteriormente os alunos serão conduzidos ao Serviço de Anatomia Patológica, onde no espaço “Museu”, discutirão casos clínicos relativos a diferentes processos patológicos.

 

Minicurso: PCR: Conceito e Técnica Aplicada

Data: 26, 27 e 28/9                                                                                        Horário: 9h30 – 11h30

Sala: SIPG 01 (26/09) e LABCAI ( 27 e 28/09)

Ministrantes:  Karla Oliveira Ortiz, Laura Freitas Saraiva de Oliveira, Tomás Bohn Pessatti

Limite de participantes: 8

Descrição da atividade:

Em um primeiro momento terá uma explanação sobre parte teórica contendo: o histórico sobre a PCR, fundamentos, suas aplicações, além dos seus tipos. Em segundo momento, terá uma aplicação prática executando a técnica, que envolve a realização da PCR. Também será efetuado uma eletroforese em gel (para análise dos resultados).

Minicurso: Peixe-zebra: muito mais que um pet

Data: 27 e 28/9                                                                                               Horário: 8h30 – 11h30

Sala: Laboratório Morfofuncional (CBB novo)

Ministrantes: Aline Guimarães Pereira, Carla Eliana Davico, Yara Maria Rauh Müller,

Evelise Maria Nazari, Manuela Sozo Cecchini.

Limite de participantes: 12

Descrição da atividade:

Apresentar o peixe-zebra como um modelo animal na pesquisa biológica

Minicurso: Ecologia de Carnívoros

Data: 28 e 29/09                                                                                             Horário: 8h30 – 11h30

Sala: CCB 509 (CCB antigo)

Ministrantes: Fernando Cesar Cascelli de Azevedo e Cynthia Elisa Widmer de Azevedo

Limite de participantes: 30

Descrição da atividade:

Minicurso teórico sobre mamíferos da ordem Carnivora, com ênfase às espécies brasileiras, destacando as principais ameaças e questões ecológicas e de conservação relacionadas a este grupo. Abordagem dos principais métodos de estudo com detalhamento especial a métodos de captura e telemetria.

Minicurso: Genética Humana Forense

Data: 27 e 28/09                                                                                             Horário: 8h30 – 11h30

Sala: CCB 508 (CCB antigo)

Ministrantes: Andrea Rita Marrero e Sara Emile Lofgren

Limite de participantes: 25

Minicurso: Zoologia/Arqueologia: métodos e técnicas

Data: 27/9                                                                                         Horário: 8h30 – 11h30

Sala: SIPG 09 (CCB novo)

Ministrantes: Simon-Pierre Noel Robert Gilson

Limite de participantes: 20

Descrição da atividade:

Depois uma introdução teórica (1 hora), cada aluno vai ter a oportunidade de se exercer nas duas grandes fases do trabalho de laboratório do Arqueozoologo, seja, triagem e identificação dos restos faunísticos arqueológicos (durante 2 horas). Acabáramos para uma discussão sobre as interpretações possíveis dos restos faunísticos identificados (durante 1 hora).