Minicursos Noturno

Minicurso: Introdução à bioinformática e suas ferramentas aplicadas à genômica e transcriptômica

Data: 26, 27 e 28/09                                                                      Horário: 19h30 – 22hs

Sala: Sala de Informática (CCB antigo)

Ministrante:  Marcela Uliano da Silva

Limite de participantes: 20

Descrição da atividade:

Aprofundar os conceitos de bioinformática apresentados no minicurso sobre o mesmo tema, baseado em questão específicas dos alunos. Serão perguntas e respostas e a utilização de algoritmos no sistema operacional Linux.

Minicurso: Culinária Criativa com Plantas Alimentícias Não Convencionais

Data: 28/09                                                                       Horário: 19h30 – 22hs

Sala: Sala Verde

Ministrantes: Mariana Caleffi Quintino, Juliana Justo Conceição

Limite de participantes: 15

Descrição da atividade:

Identificar plantas alimentícias não convencionais (PANCs), conhecer seus nutrientes, formas de utilização na culinária e suas características botânicas. Instigar os participantes a criação de receitas saudáveis utilizando as plantas alimentícias não convencionais (PANCs), com preparação e degustação de receitas.

Observação: Levar talheres e pratos pessoais.

Minicurso: Cultura de células da Crista Neural de Aves

Data: 26, 27 e 28/09                                                                      Horário: 19h30 – 22hs

Sala: Laboratório BEG 08 (CCB novo)

Ministrantes: Giordano Wosgrau Calloni, Alessandra Maria Duarte Barauna, Gabriel da Silva Pescador, Clarissa Reginato Taufer, Jaqueline Isoppo da Cunha

Limite de participantes: 8

Descrição da atividade:

A atividade será realizada em três (3) dias. No primeiro dia será feita uma exposição teórica a respeito das células da Crista Neural e nos dois dias subsequentes os alunos irão retirar os embriões de codorna dos ovos, aprender o estagiamento dos embriões segundo Hamburguer e Hamilton, 1951, aprender a retirar o tubo neural dos embriões e finalmente através de enzimas retirar os tecidos circunjacentes tais como ectoderme, mesoderme e endoderme, de maneira a isolar os tubos neurais que serão colocados em placas de cultivo. Os alunos verificarão a migração das células da crista neural no terceiro dia, aprendendo a discernir entre o tecido ectodermal do tubo neural e as celulas da crista neural circundantes ao tecido.

 

Minicurso: Educação Comunitária e Voluntariado: Experiência no Ensino de Biologia para Jovens e Adultos no Projeto Integrar.

Data: 26, 27 e 28/09                                                                                      Horário: 19h30 – 22hs

Sala: MIP 08 (CCB nov0)

Ministrantes: Elis Amaral Rosa, Kleicer Cardoso Rocha

Limite de participantes: 25

Descrição da atividade:

O Projeto Integrar é um coletivo de educadores totalmente voluntários que mantém, dentre outros projetos, um curso pré-vestibular gratuito voltado à população de baixa renda. Acreditamos que a educação tem um papel imprescindível na transformação do ser humano e, consequentemente, da sociedade. Para isso buscamos sedimentar um caminho diferente do trilhado da educação tradicional, valorizando e estimulando o olhar crítico, a formação cultural e o espírito solidário dos estudantes. A proposta desse mini curso é compartilhar experiências vividas nesse projeto e assim possibilitar a troca, discussão e reflexão sobre educação comunitária e popular, voluntariado, o próprio processo do vestibular, bem como qual a contribuição do ensino de biologia nesse cenário.

Minicurso: Gliomas e inovação terapêutica

Data: 27 e 28/09                                                                                             Horário: 19h30 – 22hs

Sala: SIPG 209 (27/09) e BEG 01 (28/09) – CCB novo

Ministrantes: Thuann Wueslley Medeiros; Orientador: Flávia Garcia Lopes

Limite de participantes:  30

Descrição da atividade:

A Atividade propõe discussões sobre os diversos tipos de Gliomas humanos, trazendo as novas perspectivas clínicas sobre os novos tipos de tratamentos e descobertas inovadoras dos tumores e de suas vias, relacionando essas descobertas com ons novos métodos de prevenção, cuidados e terapia.

Minicurso: Modelos experimentais de depressão

Data: 26, 27 e 28/9                                                                                        Horário: 19h30 – 22hs

Sala: CCB 509 (CCB antigo)

Ministrantes: Mauricio Peña Cunha, Francis Leonardo Pazini, Ana Belén Ramos Hryb

Limite de participantes: 30

Descrição da atividade:

O minicurso irá apresentar os aspectos epidemiológicos e biológicos referentes a depressão, como o Histórico, Prevalência, Fatores associados, Hipóteses e Tratamentos. O curso ainda irá focar em características encontradas na neurobiologia da depressão que podem ser moduladas através de ensaios em cultivo de células, bem como em modelos animais. Dentro desta perspectiva, o minicurso irá apresentar os princípios que norteiam a validação de modelos animais de depressão e assim irá apresentar os principais modelos (farmacológicos, indução por estímulos estressores, e cirúrgicos) em distintas espécies. Dentro desta perspectiva pretendemos com que os alunos possam vivenciar questões teóricas e práticas referentes a neurobiologia da depressão.

 

Minicurso: Negócios socioambientais: Inovação gerando conservação

Data: 28 e 29/9                                                                                Horário: 19h30 – 22hs

Sala: CCB 511 (CCB antigo)

Ministrantes:  Victor Augusto Moreira

Limite de participantes: 20

Descrição da atividade:

Será explanado sobre os conceitos de empreendedorismo, negócios de impacto, negócios sociais e negócios de propósito, e relacionados com o papel do biólogo na transformação socioambiental (positiva). Os participantes serão conduzidos a uma descoberta do seu “eu” empreendedor e convidados a desbravar novos caminhos como biólogos empreendedores.

Minicurso: Os “sins” e os “nãos” da redação científica

Data: 26 a 29/09                                                                             Horário: 19h30 – 22h

Sala: CCB 508 (CCB antigo)

Ministrantes:  Paulo Roberto Petersen Hofmann, Áurea Elizabeth Linder;

Limite de participantes: 15

Descrição da atividade:                                 

Redação científica de: a) trabalhos de conclusão de cursos (Graduação, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorados); b) artigos científicos e resumos para congressos; material de divulgação científica. Elementos que compõem um trabalho científico. Exercícios sobre elementos de um trabalho científico: título, palavras-chave, resumos e referências bibliográficas. INDICADO PARA ALUNOS DO FINAL DO CURSO.

 

Minicurso: Peixe-zebra: muito mais que um pet

Data: 27 e 28/9                                                                                               Horário: 19h30 – 22hs

Sala: Laboratório Morfofuncional (CCB novo)

Ministrantes:  Aline Guimarães Pereira, Carla Eliana Davico, Yara Maria Rauh Müller, Evelise Maria Nazari, Manuela Sozo Cecchini, Luciane Nezzi

Limite de participantes: 12

Objetivos da atividade:

Apresentar o peixe-zebra como um modelo animal na pesquisa biológica

Minicurso: Discursos e representações de gênero e sexualidade dentro e fora do Ensino de Ciências e Biologia

Data: 27, 28 e 29/9                                                                                        Horário: 19h30 – 22hs

Sala: EFI 304 (próximo ao CCB antigo)

Ministrantes: Joana Weck André, Mariela Ramos, Lívia Guimarães, Larissa Zanella

Limite de participantes: 30

Objetivos da atividade:

Discutir o que é gênero, o que é sexualidade e qual a relação entre estes conceitos e a orientação sexual; problematizar as questões de gênero e de sexualidade dentro e fora do ensino de ciências e biologia; discutir o espectro que compreende gênero (do masculino ao feminino e todas as intercessões); problematizar questões relativas à educação sexual e ensino do corpo humano nas escolas; debater sobre os conceitos utilizados no ensino de ciências (sistema reprodutor feminino, sistema reprodutor masculino, hormônios masculinos e femininos etc).Será um mini-curso teórico-prático com o intuito de abordar e discutir as relações existentes entre gênero, sexualidade e o ensino de ciências e biologia. Através da leitura de textos curtos, alguns relatos trazidos de escolas da rede pública de Florianópolis e vídeos sobre o tema, abordaremos estas questões entrelaçando com as práticas e a teoria que estudamos durante nossa formação acadêmica.