OFICINAS PANCS

Oficina: Plantas alimentícias não convencionais (PANCs) em Florianópolis: espécies mais encontradas e seu modo de preparo.
Data: Domingo, dia 16 de setembro de 2018.
Horário: Das 9h00 às 11h30.
Local: Horto Didático de Plantas Medicinais do Hospital Universitário (HU) da UFSC.
Vagas: 20 vagas.
Descrição:
O objetivo desta oficina é demonstrar aos alunos as espécies de plantas alimentícias não convencionais mais comuns em Florianópolis, esclarecendo a importância do reconhecimento, identificação correta e os critérios para o uso adequado de cada espécie.
Inicialmente, será realizada uma roda de apresentação onde os ministrantes incentivarão os alunos a dizerem o porquê de terem escolhido esta oficina e quais as suas expectativas.
Em seguida, será realizada uma abordagem teórica sobre assuntos relevantes acerca da identificação e utilização correta das plantas.
Após a realização da parte teórica, os ministrantes farão uma atividade prática que consistirá em uma exposição de exemplares de plantas alimentícias não convencionais. As plantas serão colocadas em uma mesa e serão abordadas as características de cada espécie e suas formas de uso.
Ao final da oficina, será realizado um almoço coletivo onde serão utilizadas as plantas alimentícias não convencionais demonstradas. O almoço será preparado pelos ministrantes com a ajuda dos alunos de forma a ensiná-los os modos de preparo mais comuns de cada espécie.
Ministrantes: Camila Fabiana da Silva, Michael Luz Lopes e Andriele Reichert.