VIVÊNCIA – Reserva Extrativista

Data: Sexta dia 21 OU sábado dia 22 de Setembro de 2018*. *Uma mesma vivência que será oferecida em dois dias diferentes. Se inscreva apenas em uma.

Local: Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé – Costeira do Pirajubaé – Florianópolis/SC. Ponto de encontro: em breve.

Responsável: ICMBio/Resex (Daiany Guero), Equipe Giro do Horizonte TBC Resex (Alcir Albano Martins – Condutor Ambiental).

Preço: R$20,00 (estando inclusos a vivência, o passeio de barco e o condutor – não incluiu o transporte até o local* da vivência). *O valor do aluguel de uma van até a Costeira é alto, não valendo a pena incluir transporte nessa vivência. Vale mais a pena os participantes dividirem uma corrida de Uber (uma viagem de Uber da UFSC até a costeira não passa de 15,00 reais) ou irem de ônibus

Vagas: 10 por dia (todas as vagas precisam ser preenchidas).

Observação: Os participantes deverão levar para o passeio: tênis ou calçado para molhar; repelente; água para beber; protetor solar; chapéu ou boné; roupas leves, agasalho e lanche individual.

Descrição: O objetivo desta atividade é proporcionar o contato com o ambiente estuarino da Baía Sul através um passeio de barco e visitação a sítios históricos e naturais como o manguezal do Rio Tavares e Banco de Areia da Croa Grande, locais de avistamento de aves, crustáceos, de pesca artesanal e extração de berbigão (alomalocardia brasiliana), molusco bivalve que motivou a fundação da Resex Pirajubaé. São locais de grande biodiversidade, aonde o visitante terá a oportunidade de adentrar o manguezal, caminhar sobre o banco de areia, conhecer o dia-a-dia do pescador: seus petrechos, sua vivência em rancho de canoa, assim como participar de um trabalho simbólico de recolhimento de resíduos sólidos na Ilha das Vinhas e praia, oferecido como experiência e uma forma de conscientização ambiental e formação de opinião a respeito do descarte indiscriminado que acontece em corpos d’água, no caso, a Baía Sul. O roteiro é apresentado de forma interpretativa por Condutor Ambiental e pescador local.